domingo, 23 de dezembro de 2012

Mesa do Natal




                                                                   Organize a mesa


 

 

Na tradição brasileira, a Ceia é o ponto alto do Natal. Momento de reunir a família e os amigos para pratos gostosos e reconfortantes. A decoração da mesa deve acompanhar esse clima.
 
Pode parecer secundário, mas a ambientação da festa natalina reflete no humor das pessoas: as cores usadas, os arranjos e até como você posiciona os pratos podem dar um toque especial (ou não) à celebração.
 
Os arranjos devem ser temáticos, com pinhas, bolinhas de natal e fitas, por exemplo. Velas e flores naturais frescas também são indispensáveis. Na hora de escolher as cores, não há restrição. Usa-se bastante dourado, prata, vermelho, e verde. O tradicional branco e pérola também sempre caem bem,  mas respeite o tema e não exagere nos enfeites.

 
As toalhas também devem combinar com o tema e clima da festa. Tecidos adamascados são usados em comemorações mais finas e formais. Toalhas de linho e organza também são comuns nesse tipo de festa. Já para um clima mais natural e descontraído, sarja, tricoline ou linho rustico são boas opções.
 
A escolha da toalha também depende da louça. Se for básica e lisa, pode usar tecidos estampados, já de a louça tiver padrões, escolha tecidos mais limpos. Taças e copos também podem ser combinados com a toalha e os pratos. Se optar por tudo neutro, pode ousar em taças coloridas. O efeito é criativo. Para maximizar o efeito de organização, todos os elementos devem estar ordenados simétricos e equidistantes por cima da toalha.
 
Os pratos devem seguir ordem: frios, quentes e sobremesa. A louça deve estar de acordo com as necessidades das receitas. Pratos com molho ralo devem vir em tigelas fundas, por exemplo. Se possível, reserve um espaço na mesa para disponibilizar pratos e guardanapos, para facilitar o momento das pessoas se servirem.

Nenhum comentário: